Esse blog tem como intuito compartilhar as experiências reais de famílias que praticam a educação em casa, além de ideias, dicas, sugestões e muito mais!

Faça parte do blog:

escreva sua experiência com homescholling ou educação escolar, para o email educandoemcasa@hotmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mais uma denúncia

É a segunda vez que sou denunciada por praticar educação domiciliar.
A primeira vez aconteceu em fevereiro desse ano.
A denúncia foi feita pela minha própria mãe.
Ela não aceita minha forma de vida, meus valores e os valores da família que constituí.

Numa tentativa sem escrúpulos, me denunciou por negligência.

O conselheiro veio na minha casa na quarta e foi até simpático.
O motivo principal de não colocar meus filhos na escola é o bullying, pois somos de uma religião oriental e isso já aconteceu quando os coloquei numa escola convencional.

O conselheiro disse que é a primeira vez que pega um caso assim.
Constatou que não se trata de negligencia, conversou com meus filhos, meu marido e disse que somos uma família "normal", tranquila.

Amanhã vamos no conselho tutelar para conversar e ver qual será a medida a ser tomada.

Ele propõe um sistema de "inclusão social", fazer um trabalho na escola para a aceitação dos professores e dos alunos, mas estou muito contra a proposta dele.
O fato da minha escolha não é só bullying. Educar em casa é proporcionar aos meus filhos liberdade, é ser educado de várias formas, sem estar preso a uma cadeira por horas, vivendo o que eles chamam de socialização; é aprender brincando e ter prazer no aprendizado!

Foi sugestão do conselheiro, ele pediu para que estivesse abertos a uma tentativa:
colocar numa escola, sob a juridição do conselho tutelar.

Logo, se houver qualquer problema com meus filhos eu teria respaudo do governo, para educar meus filhos em casa, com segurança, sem estar violando a Lei.

Eu tenho quase certeza de que não vai dar certo colocá-los na escola. As pessoas em geral não respeitam o que é "diferente." Amanhã vamos ao conselho e veremos o que será definido.

É triste ver o quanto as pessoas se "preocupam" com pais que fazem o bem para seus filhos e não fazem nada para ajudar as crianças que vivem nas ruas, por exemplo. Elas precisam de cuidados, apoio, amor.

Fico chateada de estar passando por isso denovo, pois perco meu tempo, tempo que dedicaria aos meus filhos, para me explicar, como se eu estivesse errada.

Frustração é o que sinto, principalmente por ter sido denunciada pela minha mãe!

Meus filhos são crianças com base sólida e defendem seus valores.
Esse é um dos pontos positivos que já estou vivenciando com a ED:
os valores da família são mais fortes do que as influências externas.

Lunna

6 comentários:

Fernanda disse...

Lunna, só uma coisinha. Não é contra lei ensinar em casa. Apenas não é algo regulamentado, mas você não está indo contra lei alguma. Às vezes os próprios assistentes sociais não sabem disso.

Art 26 da Declaração Universal dos direitos humanos:
"Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o gênero de educação a dar aos filhos."

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lunns disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lunna disse...

Oi Fernanda!

Uma pessoa responsável pela educação onde resido disse que existe um processo a ser julgado, sobre a lei para regularizar a situação dos pais que desejam educar em casa.

A lei tem diversas interpretações, infelizmente.

Educar em casa não é crime, mas de acordo com o ECA (estatuto da criança e do adolescente), Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

Mesmo assim sei que é possível educá-los em casa, enfrentar a justiça. Mas o que me vem em mente é se estou disposta a expor meus filhos a vários testes (psicológicos, de aprendizado, etc), recorrer na justiça.

A continuação você pode acompanhar aqui no blog!

Grata pela sua resposta!

Anônimo disse...

Olá Luana,

li seu relato e gostaria muito de saber como a situação está sendo encaminhada, pois sou advogada, e estou pesquisando como a Justiça vem decidindo nesses casos.

Se puder me enviar um mail ficarei grata.

prem.gita@hotmail.com

Pablo Érick Cardoso disse...

A que ponto chegamos, com tantas famílias cometendo abusos em casa, o Estado prioriza enviar seus conselheiros para tocar o terror nas famílias de bem... Corre corre esconde os livros esconde esconde, coloca o material didático debaixo da cama... a policia da denuncia esta chegando pra tirar nosso sono e paz. Família de bem esta parecendo traficante de material didático.