Esse blog tem como intuito compartilhar as experiências reais de famílias que praticam a educação em casa, além de ideias, dicas, sugestões e muito mais!

Faça parte do blog:

escreva sua experiência com homescholling ou educação escolar, para o email educandoemcasa@hotmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ilegal no País, educação domiciliar põe adeptos como criminosos

Especial para o Terra

"Precariedade do ensino público, drogas, imposição de ideologias, doutrinas dos professores e até mesmo o medo de bullying são alguns dos motivos que levam pais a tomar a decisão de transformar a sala de estar de suas casas em sala de aula para seus filhos. A prática, conhecida como educação domiciliar, ou homescholling em inglês, não é regularizada no Brasil, porém estimativas da Associação Nacional da Educação Domiciliar (ANED) apontam que pelo menos 400 famílias optam por esta modalidade de ensino no País.

Os dados são de Fabio Schebella, professor, diretor pedagógico da ANED e escritor do blog Por uma Aprendizagem Natural, que traz informações sobre a prática e dá um espaço virtual de discussão sobre a temática. Segundo Schebella, a falta de regularização desta modalidade no País coloca os pais ou responsáveis em risco. Se denunciados ao Conselho Tutelar, podem responder ao Ministério Público por "evasão escolar", termo que designa o abandono da escola por parte de menores e é considerado crime, punido com detenção."

Continue lendo a matéria aqui.

Nenhum comentário: